News

Home

News

Alerta de temporais com chuvas na Zona da Mata Mineira e do Rio de Janeiro

Published by Thalyta Araújo in 2024/02/28
Tags:

 

Alerta de temporais com chuvas na Zona da Mata Mineira e do Rio de Janeiro

 

O retorno das chuvas na Zona da Mata Mineira e no Rio de Janeiro, alertando para ocorrência de temporais. Nos próximos dias, essas regiões devem experimentar um aumento significativo das precipitações. A formação de uma baixa pressão próximo do litoral do sudeste ajudará a canalizar muita umidade para as regiões, o que, combinado com o calor elevado, contribuirá para intensificação da chuva, trazendo consigo a possibilidade de temporais.

Embora o retorno da chuva seja algo positivo, as preocupações ainda são presentes. No estado do Rio de Janeiro, os acumulados de chuva registrados durante o mês de fevereiro apresentaram números significativamente acima da média climatológica para a região, que geralmente vaira entre 130 e 160 mm. Especialmente na região centro-sul do estado, observaram-se valores muito superiores aos padrões habituais.

Destacam-se localidades como:

- Barra do Piraí: registrou um acumulado de 325 mm de chuva
- Nova Iguaçu: registrou um acumulado de 337 mm de chuva
- Angra dos Reis: registrou um acumulado de 260.9 mm de chuva
- Paraty: registrou um acumulado de 226 mm de chuva

Zona da mata mineira também em alerta

A faixa sudeste do estado de Minas Gerais fica em alerta para os próximos dias. Juiz de Fora, cidade mais próxima da região, tem uma média climatológica em fevereiro de 181 mm e até o momento foram registrados 282.2 mm de chuva na região. Volumes elevados para o mês foram observados em boa parte da região e da região da divisa com o Rio de Janeiro.

Alerta de temporais nesta quarta-feira (28)

A previsão para hoje coloca a cidade do Rio de Janeiro em estado de atenção, enquanto a Baixada Fluminense está em alerta. O volume de chuva previsto é de 25 mm para as seguintes cidades. Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, Queimados, Japeri, Paracambi e Seropédica.

Figura 1: alerta de risco de temporais para região sudeste – Fonte: Climatempo


Previsão detalhada

- Quarta-feira (28): o sol aparece ao longo do dia, mas há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite na região da Zona da Mata Mineira e Rio de Janeiro. Destaque para áreas do Rio de Janeiro com alerta para temporais.

- Quinta-feira (29): As instabilidades avançam sobre as regiões. O sol segue aparecendo ao longo do dia, mas com previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Alerta para temporais na Zona da Mata Mineira e todo o estado do Rio de Janeiro.

- Sexta-feira (30): A condição não muda muito. O sol aparece no decorrer do dia, com previsão de chuva. A chuva diminui no Rio de Janeiro, mas o alerta para temporais continua na região da Zona da Mata Mineira. Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NewsVideosCommunity

Live cameras

© 2024 Clima Ao Vivo.
All rights reserved. Startup supported by FCJ Participações S.A.