News

Home

News

Temporais e chuva intensa para o leste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo 

Published by Thalyta Araújo in 2024/02/29
Tags:

 

Temporais e chuva intensa para o leste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo 

 

O Rio Doce, em Linhares/ES, atingiu a cota de inundação na madrugada da última segunda-feira (26). Como mostra o gráfico feito pelo Serviço Geológico do Brasil, a conta de alerta do rio é de 3,30 mm e de inundação, 3,60 mm. O nível do rio está baixando, até às 15h07 desta quarta-feira (28), a altura da água estava em 2,77m.

 


Figura 1: gráfico do nível do Rio Doce em Linhares/ES de 22 a 28 de fevereiro de 2024 – Fonte: Serviço Geológico do Brasil.

Retorno da chuva

Nos primeiros dias de março a previsão é de que a chuva volte a ocorrer com mais intensidade sobre a região. A presença de uma área de baixa pressão e um cavado meteorológicos próximos à costa do Espírito Santo devem impulsionar a formação de nuvens carregadas sobre o território capixaba e mineiro.

Atenção: como o solo encharcado, cresce o risco de danos como deslizamento de terra, alagamentos e inundações das bacias dos rios.

As pancadas de chuva devem começar no período da manhã desta sexta-feira (01) e ganha intensidade no período da tarde no Vale do Rio Doce, Rio do Mucuri e em todo o estado do Espírito Santo, incluindo a capital Vitória. Além do excesso de chuva, são esperadas trovoadas e fortes rajadas de vento.

Nestas mesmas áreas ao longo de todo o estado sábado (02) deve haver muita nebulosidade e pode chover a qualquer momento com forte intensidade. O cenário de transtornos pode se manter. Os temporais também devem avançar sobre o norte mineiro, cidades como Montes Claros e Araçuaí devem ter altos volumes acumulados.

No domingo (03), o norte de Minas Gerais ainda deve registrar fortes pancadas de chuva. Já no território capixaba e nas áreas do centro-leste mineiras, as precipitações perdem intensidade. Importante destacar que as temperaturas máximas devem seguir em patamares elevados, o calor continua, mesmo com o retorno da chuva. Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

 

Explore

NewsVideosCommunity

Live cameras

© 2024 Clima Ao Vivo.
All rights reserved. Startup supported by FCJ Participações S.A.