Notícias

Home

Notícias

Ar seco é o destaque da primeira semana de inverno no Brasil 

Publicada por Thalyta Araújo em 21/06/2022
Tags:

Ar seco, é o destaque da primeira semana de inverno no Brasil 

A primeira semana do inverno será marcada por temperaturas altas para os padrões em muitas regiões do país. Porém, mesmo com a ausência do frio, uma das características mais importantes do inverno será sentida na maioria do Brasil neste período.

A massa de ar seco que estava em atuação em parte do centro do país se expande nos próximos dias e impede a ocorrência de chuva em toda Região Centro-Oeste, Sudeste, Paraná (boa parte do estado), Amazonas e parte do interior do Nordeste.  Dessa forma a expectativa é que nesta terça-feira (21) até a próxima sexta-feira (24), todas essas áreas fiquem secas, ensolaradas e com temperaturas altas no período da tarde.

Atenção: a população deve se atentar aos índices de umidade relativa do ar que devem ficar abaixo do ideal para saúde.

De modo geral, as tardes devem registrar valores de umidade relativa abaixo dos 30% nas áreas citadas, o que já é considerado estado de atenção, mas regiões como Minas Gerais (Triângulo Mineiro e oeste), Goiás, Distrito Federal, São Paulo (norte do estado), Mato Grosso e até Mato Grosso do Sul, podem marcar valores abaixo dos 20%.

Esse percentual é considerado estado de alerta, já que a Organização Mundial da Saúde recomenda valores mínimos de 60% para o conforto humano.
 


                                                             Figura 1: Baixa umidade do ar – Fonte: Climatempo

 

Além do aumento da poluição e dos problemas de saúde que podem trazer complicações nestes períodos, e as queimadas que aumentam por todo o país. De acordo com Programa de Queimadas divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil lidera o ranking dos países com maior número de queimadas neste ano de 2022. Até o momento já são 19087, representando um aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Tendência para o inverno

A tendência desse padrão seco deve persistir ao longo do inverno em muitas áreas do país. E sobre a influência do La Niña, a expectativa é de redução no volume e na frequência da chuva nas áreas mais ao sul do país, em especial a região Sul, Sudeste (parte da região) e Centro-Oeste devem registrar volume de chuva dentro ou até abaixo da média em alguns pontos.

É importante ressaltar que “estar dentro da média" pode ser preocupante, pois a média climatológica para os meses do inverno é muito baixa. E a expectativa que o mês de agosto seja o mais seco nas áreas centrais do país, gerando um desconforto para a população. Com informações da Climatempo.

Últimos vídeos

Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:Formação de chuva intensa em Palmeira dos Índios/AL - 11/05/22

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A