Notícias

Home

Notícias

Ciclone Bomba vai afetar o Brasil? Confira a notícia completa

Publicada por Samira Avelar em 14/09/2020
Tags:

Fonte: Pixabay

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Atenção! 

Grandes queimadas no Pantanal: pôr-do-sol em MT escancara crime ambiental. VEJA O VÍDEO EXCLUSIVO!

Ciclone bomba

Várias notícias estão repercurtindo desde o fim de semana, sobre um ciclone bomba que acontecerá nesta segunda (14) e terça-feira (15). Alguns sites dizem que será afetado grande parte do Sudeste e Sul. Confira abaixo as pondedorações da nossa parceira Conexão GeoClima:

Vai acontecer?

Segundo a Conexão GeoClima, "não teremos um ciclone bomba ou explosivo como ocorreu no dia 30 de junho, com exceção de alguns detalhes importantes: os estragos e as mortes não foram causados pelo ciclone, mas por um Derecho que varreu o Estado de Santa Catarina."

O que é um ciclone extratropical?

Os ciclones extratropicais, como qualquer ciclone, são sistemas onde a pressão do ar no interior é menor que as vizinhanças. No hemisfério sul, os ventos giram no sentido horário, diferente do hemisfério norte que é no sentido anti-horário.

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Sistema frontal

Diferente dos furacões, os ciclones extratropicais possuem o centro frio desde a superfície até os níveis mais altos da atmosfera e se formam a partir da diferença horizontal de temperatura entre massas de ar. Por isso estão sempre associados a um sistema frontal (frente fria, frente quente e frente oclusa).
 
Fortes rajadas de vento
 
Os ventos desse tipo de ciclone tem sua intensidade maior nas rajadas, podendo facilmente ultrapassar os 70 km/h. A intensidade desses ventos vai depender da diferença de pressão entre o centro e as vizinhanças, ou seja, o gradiente de pressão.
 
Deslocamento
 
Ciclones extratropicais sempre se deslocam para sudeste, de forma que no Brasil, Uruguai e Argentina eles vão para o alto mar e não para o continente. A posição onde vão se formar interfere no quanto vamos sentir sua força. Um ciclone formado lá em Mar del Plata na Argentina, por exemplo, vai atingir menos do que um formado na costa gaúcha, considerando que tenham intensidade iguais.
 
Ciclone Bomba
 
Há ciclones extratropicais que possuem uma queda muito rápida de pressão do ar no centro, sendo mais que 24 hPa (medida de pressão em hectoPascais) ou 1 Bergeron em 24 horas. Chamamos então de Ciclone Bomba. Como a queda de pressão é mais rápida do que o afastamento do sistema pro oceano, as rajadas mais fortes já acontecem próximo ao continente, ultrapassando 120 km/h.
 
VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO NO RIO GRANDE DO SUL
 
O que é esperado para está segunda e terça-feira?
 
Um sistema frontal (frente fria) se desloca nesta segunda-feira (14) sobre o Sul do Brasil, mantendo o tempo instável com pancadas isoladas de chuva, mal distribuídas entre os Estados de SC e PR. No período da tarde ainda sobe as temperaturas, podendo chegar aos 32ºC no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale de SC e boa parte do PR.
 
Rajadas de vento
 
É esperado rajadas de vento entre 50 e 80 km/h na faixa costeira do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, se prologando até a madrugada de terça-feira (15). Conforme alerta da Marinha do Brasil, há o risco de ressaca com ondas de até 4 metros entre Torres / RS e São Francisco do Sul / SC.

Alerta

Lembrando que o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul. Mora nessa região? Clique aqui e confira se sua cidade pode ser afetada!

Outros alertas

Grandes queimadas no Pantanal: pôr-do-sol em MT escancara crime ambiental. VEJA O VÍDEO EXCLUSIVO!

Tempestade: Alerta continua para parte do Rio Grande do Sul, confira.

Alerta laranja de baixa umidade em grande parte de Minas Gerais, veja.

Baixa umidade: Mato Grosso do Sul e São Paulo continuam com tempo secoveja!

Aviso: MT, GO, TO e RO em alerta laranja para baixa umidade do ar, veja!

Parte do litoral do Paraná, Santa Catarina e Santa Catarina em alerta laranja, confira.

Dois alertas meteorológicos para o estado do Rio de Janeiro, veja a notícia completa!

Queda de temperatura em parte do estado de São Paulo, veja.

INMET emite aviso meteorológico para parte do Paraná, veja.

Tempo seco: Parte do Nordeste em alerta laranja para baixa umidade, veja.

Rio Grande do Norte

Veja o último vídeo que produzimos da Rio Grande do Norte, clique aqui.

Bahia

Confira o timelapse de um avanço de chuva em Madre de Deus, clique aqui.

Meteoro

Dez câmeras do Clima ao Vivo captaram um meteoro em vários estados do Nordeste. CONFIRA O VÍDEO EXCLUSIVO!

Chuva

Veja o timelapse de chuva que uma das câmeras do Clima ao Vivo captou. Os raios solares se misturaram em uma nuvem de tempestade proporcionando uma bela visão. CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO!


Entenda a classificação do INMET

Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.

Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.

Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 120 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 120 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A