Notícias

Home

Notícias

Ciclone extratropical e frente fria contribuirá para áreas de instabilidades em partes do Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 21/10/2024
Tags:
Ciclone e frente fria devem contribuir para ocorrência de chuvas, ventos e temporais em partes do país no decorrer desta semana.
Ciclone extratropical e frente fria contribuirá para áreas de instabilidades em partes do Brasil

A chegada de uma frente fria no estado capixaba, contribuiu para formação de áreas de instabilidades no Espírito Santo neste domingo (21). Mas se afastar já nesta segunda-feira (21), contudo manterá áreas de chuva no interior da região Sudeste e em parte do Centro-Oeste do país. 

Na terça-feira (22), uma nova frente fria passa pela consta gaúcha, com fraca intensidade, e no decorrer da quarta-feira (23) a tendência é que ela avance até a altura do litoral de São Paulo. 

Ciclone extratropical no extremo sul do Brasil 

Entre a quarta-feira (23) e quinta-feira (25), espera-se por uma significativa queda da pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e ao longo da quinta-feira (25), deve ocorrer uma ciclogênese e uma frontogênese, isto é, a formação de uma frente fria (frontogênese) e de um ciclone extratropical (ciclogênese). 

A previsão é que este ciclone se organize entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul no decorrer da quinta-feira (24). A eventualidade do fenômeno natural já tem chamado a atenção dos meteorologistas, pois ele poderá alcançar uma pressão atmosférica muito baixa no seu centro, abaixo de 1000 hectopascais (hPA). 

Quando esses centros de baixa pressão atmosférica, com 1000 hPa ou menos de 1000 hPa alcançam esses valores, se tornam perigosos, pois possuem um grande potencial para provocar tempestades com ventos muito intensos. 

Além da região sul do país, países como Uruguai, Paraguai, Argentina (centro-norte e leste) também devem ter uma semana com grande risco para tempestade e ventania devido à queda de pressão atmosférica muito acentuada e a formação do ciclone extratropical. 

Com informações da Climatempo. 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A