Home
Notícias
Embora os temporais possam acontecer em qualquer época do ano, eles se tornam mais frequentes na primavera e no verão. Nessas estações, é comum ver chuvas intensas, especialmente à tarde e à noite, que vêm rápido e muitas vezes causam alagamentos e outros transtornos.
Por que os temporais aumentam nessas estações? Na primavera e no verão, as condições atmosféricas no Brasil mudam de forma significativa. É quando se formam grandes nuvens escuras chamadas cumulonimbus, que trazem chuvas fortes, ventos intensos, raios e, às vezes, até granizo. Essas nuvens precisam de muito calor e umidade para se formar, e é justamente o que acontece nessas estações.
Mais calor e umidade no ar
Com a chegada da primavera, o Hemisfério Sul começa a receber mais horas de luz solar, o que aquece mais o ar. Isso dificulta a entrada de massas de ar frio vindas do polo, deixando o clima quente por períodos mais longos. Além disso, os ventos mudam sobre a América do Sul e trazem umidade do oceano para o interior do Brasil. Esse aumento de calor e umidade cria o cenário ideal para a formação das grandes nuvens de tempestade.
O papel do calor e da baixa pressão
Quando o ar esquenta muito, a pressão atmosférica diminui, formando sistemas de baixa pressão no interior do país. A baixa pressão concentra a umidade e o calor e ao mesmo tempo joga este ar úmido e quente para as regiões mais altas na atmosfera, onde as temperaturas são extremamente baixas, congelando a umidade e formando as nuvens de tempestade. Calor, alta umidade e baixa pressão do ar são os principais ingredientes para os temporais de primavera e verão.
Os temporais não seguem um padrão fixo: podem atingir uma cidade hoje e outra cidade próxima no dia seguinte. Em cidades maiores, é comum que um bairro receba uma chuva forte enquanto em outro não chove. Isso acontece porque as nuvens cumulonimbus se formam ao mesmo tempo cobre uma região e a quantidade de água que há dentro delas não é igual.
E as frentes frias?
Frentes frias ainda podem passar pelo Brasil no verão, apenas ajudando a reforçar as chuvas, mas não são a causa principal. Os temporais que acontecem durante a primavera e o verão não dependem das frentes frias.
Em resumo, essas estações são uma combinação perfeita para a formação de chuvas fortes, que seguem padrões complexos e variáveis.
Com informações do site Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A