Home
Notícias
Mais de 2 milhões de raios registrados em 1 mês de outono
Uma foto circulou pela internet neste mês de abril, capturada pelo fotógrafo Murilo Oliveira, que mostra os raios na cidade de São Paulo, formando uma imagem semelhante ao mapa do Brasil.
Foto: Murilo Oliveira - Fonte: Climatempo
A incidência de raios é maior no período chuvoso, característico no verão. No entanto, vale lembrar que os raios são comuns ao longo do ano inteiro.
O Brasil é considerado o campeão mundial em incidência de raios, um estudo divulgado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT/INPE), mostrou que cerca de 78 milhões de raios caem todos os anos sobre o país, e entre 2000 a 2019, o país registrou 2.194 mortes por raios.
O outono que teve seu início no dia 20 de março de 2022, caracterizada pela transição do período chuvoso, para um período mais seco. Um levantamento realizado conforme os dados exclusivos dos sensores Earth Networks, mostra que no período de 30 dias, entre o começo do outono e o dia 20 de abril de 2022, já caíram mais de 2 milhões de raios no Brasil.
Figura: Quantidade de raios neste outono no Brasil (entre os dias 20/03 e 19/04) foi de 2.346.978 – Fonte: Climatempo
Os líderes em produção mineral brasileira são os estados de Minas Gerias e do Pará, estes receberam uma grande quantidade de raios, Pará com 423.419 e Minas com 127.510 raios.
Números de raios deve aumentar cada vez mais com as mudanças climáticas
Com as mudanças climáticas, as tendências é que cada vez mais o número eventos climáticos severos no país. De acordo com um livro recém lançado por cientista do ELAT/INPE, a incidência de raios no Brasil deve aumentar nos próximos anos devido às mudanças climáticas. O livro, os cientistas Osmar Pinto Jr. E Iara Cardoso, advertem que o número de descargas elétricas no país subira para uma média de 100 milhões por ano até o fim do século. Com informações da Climatempo.
Clique aqui e veja o vídeo!
Clique aqui e veja o vídeo!
Confira as notícias:
Como será o outono 2022 no Brasil? Confira a notícia!
O calor ainda será intenso nas próximas semanas no país
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A