Notícias

Home

Notícias

Temperaturas voltam a se elevar no decorrer dos próximos dias

Publicada por Thalyta Araújo em 01/08/2024
Tags:
Temperaturas voltam a se elevar no decorrer dos próximos dias

 

Com o afastamento da massa de ar frio do Brasil, as temperaturas voltam a se elevar ao longo dos próximos dias. A faixa centro-sul do país será a mais afetada, com algumas localidades podendo registrar temperaturas em torno de 5°C acima do normal para esta época do ano. Além das temperaturas elevadas, a chuva deve ser escassa e nem aparecer.

Motivos por trás do aumento das temperaturas

O afastamento da massa de ar frio das regiões sul e sudeste do Brasil leva a uma mudança na direção dos ventos, que passam a soprar da faixa norte do país. Esses ventos, naturalmente mais quentes devido à grande extensão territorial do Brasil e ao aporte de calor da faixa central, favorecem a elevação gradual das em amplas áreas da faixa sul.

Regiões afetadas

Como podemos ver no mapa, as áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (faixa oeste), Paraná, Mato Grosso do Sul (sul e oeste) e Mato Grosso (sul) apresentarão temperaturas até 5°C acima da média ao longo dos próximos três dias. Na faixa em laranja do mapa, que abrange boa parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o aumento será de até 3°C.

Figura 1: Mapa de anomalia de temperatura (diferença em relação à média) entre o dia 01/08 e dia 04/08, temperatura acima da média no Brasil – Fonte: Climatempo

 

Por que não chamar de veranico?

Para definir um veranico, alguns padrões precisam ser seguidos, como a elevação das temperaturas por até cinco dias consecutivos. Além disso, limites de temperaturas precisam ser respeitados, conforme definido pela OMM. Certos padrões atmosféricos devem estar presentes para a correta definição do fenômeno, o que não será observado desta vez.

Tempo segue seco com umidade relativa do ar baixa

A chuva retorna aos estados do Sul do Brasil e também ao Mato Grosso do Sul após domingo (04), ingressando primeiramente pelo Rio Grande do Sul e avançando gradativamente até o dia 10 de agosto. Contudo, a maioria do país não terá chuva, e o tempo seco predominará, o que é natural para esta a época do ano. Além disso, a umidade relativa do ar seguirá caindo a níveis críticos ao longo dos próximos dias, inclusive as regiões do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte, que não tem chuva no radar.

Figura 2: acumulado de chuva entre os dias 01 de agosto de 2024 e 10 de agosto de 2024 – Fonte: Climatempo

 

Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A