Notícias

Home

Notícias

Alerta! Possibilidade de formação de ciclone na costa do Sudeste

Publicada por Thalyta Araújo em 15/02/2024
Tags:
Alerta! Possibilidade de formação de ciclone na costa do Sudeste

 

Uma frente fria se afasta no mar, na altura do Rio de Janeiro, mas, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera concentrará ar úmido sobre a Região Sudeste e muitas nuvens carregadas crescem em todos os estados.

A previsão é de muita chuva para os estados do Sudeste até domingo (18), mesmo com o afastamento desta frente fria para o alto-mar. A circulação ciclônica de ventos irá predominar na maior parte do Sudeste nos próximos dias, mantendo as condições favoráveis para o crescimento de nuvens carregadas.

Possibilidade de formação de ciclone

Uma baixa pressão atmosférica se forma sobre o mar nesta quinta-feira (15), na costa do Rio de Janeiro, e ajudará a aumentar a chuva sobre o estado do carioca e no litoral de São Paulo. Mas esta baixa pressão atmosférica está chamando a atenção dos meteorologistas por vários motivos. Este sistema poderá se intensificar e gerar um ciclone independente, sem estar associado a nenhuma frente fria.

Várias simulações atmosféricas feitas em computadores indicam que a pressão do ar baixará muito até o domingo (15), alcançando valores um pouco abaixo de 1000 hectopascais. Além disso, a circulação ciclônica de ventos (horário no Hemisfério Sul) deve se manter completamente fechada, com giro de 360 graus, desde o nível de superfície até cerca de 5 km de altitude. Em alguns dias, está circulação horária completa é indicada até em 10 km de altitude.

Atenção: mesmo se formando sobre o alto-mar, este tipo de baixa pressão atmosférica é potencialmente perigosa porque gera ventos fortes e estimula a formação de nuvens de temporal.

Divergência de simulações computadorizadas

Por enquanto, as simulações atmosféricas de vários modelos meteorológicos estão apontando para evoluções diferentes desta baixa pressão atmosférica. O modelo americano (GFS) vê uma pressão do ar muito mais baixa do que o modelo europeu (ECMWF). A posição e o movimento da baixa pressão também são diferentes entre as duas simulações.

Figura 1: posição e intensidade da baixa pressão atmosférica do modelo ECMWF para 21h de 15/02/24 – Fonte: Climatempo

 

Figura 2: posição e intensidade da baixa pressão atmosférica do modelo GFS para 21h de 15/02/24 – Fonte: Climatempo
Figura 3: posição e intensidade da baixa pressão atmosférica do modelo ECMWF para 2h de 18/02/24 – Fonte: Climatempo
Figura 4: posição e intensidade da baixa pressão atmosférica do modelo GFS para 2h de 18/02/24 – Fonte: Climatempo

Estas divergências ocorrem frequentemente e a ponderação entre as simulações, avaliando estas diferenças, é parte do trabalho dos metrologistas que fazem previsão do tempo. Mas optar por uma solução ou outra resultará em previsões do tempo diferentes.

Se a baixa pressão for intensa, o vento será intenso e a chuva também. Mas se a pressão do ar não for muito baixa, as rajadas de vento não serão muito fortes. Os efeitos no continente também serão diferentes dependendo da proximidade da baixa pressão.

Alerta da Marinha do Brasil

Nesta quarta-feira (14), a Diretoria Hidrografia Nacional da Marinha do Brasil, emitiu uma nota técnica alertando para a possibilidade de formação de um ciclone sobre o mar, a aproximadamente 235 km a sudeste da cidade de Arraial do Cabo, na região dos Lagos e no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Atenção: há uma possibilidade de que este ciclone se intensifique e se transforme em uma tempestade Subtropical. Caso isto ocorra, este ciclone será batizado de Akará, sendo uma espécie de peixe. As tempestades subtropicais são associadas a rajadas de vento com até 83 km/h.

Fique atento as informações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.


Classificação das cores dos alertas do INMET

Alerta Amarelo - Perigo Potencial: situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
 
Alerta Laranja - Perigo: situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
 
Alerta Vermelho - Grande Perigo: situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A