Home
Notícias
Uma frente fria se afasta no mar, na altura do Rio de Janeiro, mas, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera concentrará ar úmido sobre a Região Sudeste e muitas nuvens carregadas crescem em todos os estados.
A previsão é de muita chuva para os estados do Sudeste até domingo (18), mesmo com o afastamento desta frente fria para o alto-mar. A circulação ciclônica de ventos irá predominar na maior parte do Sudeste nos próximos dias, mantendo as condições favoráveis para o crescimento de nuvens carregadas.
Uma baixa pressão atmosférica se forma sobre o mar nesta quinta-feira (15), na costa do Rio de Janeiro, e ajudará a aumentar a chuva sobre o estado do carioca e no litoral de São Paulo. Mas esta baixa pressão atmosférica está chamando a atenção dos meteorologistas por vários motivos. Este sistema poderá se intensificar e gerar um ciclone independente, sem estar associado a nenhuma frente fria.
Várias simulações atmosféricas feitas em computadores indicam que a pressão do ar baixará muito até o domingo (15), alcançando valores um pouco abaixo de 1000 hectopascais. Além disso, a circulação ciclônica de ventos (horário no Hemisfério Sul) deve se manter completamente fechada, com giro de 360 graus, desde o nível de superfície até cerca de 5 km de altitude. Em alguns dias, está circulação horária completa é indicada até em 10 km de altitude.
Atenção: mesmo se formando sobre o alto-mar, este tipo de baixa pressão atmosférica é potencialmente perigosa porque gera ventos fortes e estimula a formação de nuvens de temporal.
Por enquanto, as simulações atmosféricas de vários modelos meteorológicos estão apontando para evoluções diferentes desta baixa pressão atmosférica. O modelo americano (GFS) vê uma pressão do ar muito mais baixa do que o modelo europeu (ECMWF). A posição e o movimento da baixa pressão também são diferentes entre as duas simulações.
Estas divergências ocorrem frequentemente e a ponderação entre as simulações, avaliando estas diferenças, é parte do trabalho dos metrologistas que fazem previsão do tempo. Mas optar por uma solução ou outra resultará em previsões do tempo diferentes.
Se a baixa pressão for intensa, o vento será intenso e a chuva também. Mas se a pressão do ar não for muito baixa, as rajadas de vento não serão muito fortes. Os efeitos no continente também serão diferentes dependendo da proximidade da baixa pressão.
Nesta quarta-feira (14), a Diretoria Hidrografia Nacional da Marinha do Brasil, emitiu uma nota técnica alertando para a possibilidade de formação de um ciclone sobre o mar, a aproximadamente 235 km a sudeste da cidade de Arraial do Cabo, na região dos Lagos e no litoral do estado do Rio de Janeiro.
Atenção: há uma possibilidade de que este ciclone se intensifique e se transforme em uma tempestade Subtropical. Caso isto ocorra, este ciclone será batizado de Akará, sendo uma espécie de peixe. As tempestades subtropicais são associadas a rajadas de vento com até 83 km/h.
Fique atento as informações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.
Classificação das cores dos alertas do INMET
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A