Home
Notícias
A semana começou gelada no Sul e em áreas do Sudeste como São Paulo (leste) e Rio de Janeiro, além de muita umidade, contribuindo para temperaturas ainda mais amenas.
A previsão para os próximos dias aponta para o aumento da temperatura de forma significativa, contudo, vale lembrar que este calor repentino anuncia a chegada de uma nova frente fria, nomeada de pré-frontal.
Até quando vai esse sobe e desse da temperatura?
A explicação para essa variação se dá decorrente a dois fatores, da La Niña e o Atlântico Sul com a diferença de temperatura na superfície do mar.
A La Niña, que costuma aumentar a frequência de frentes frias, levando esses sistemas atuar nas áreas costeiras. Por isso essa maior variação nas condições do tempo no sul e leste de São Paulo, afetando inclusive a capital e todo o litoral paulista, e no Rio de Janeiro.
Com a temperatura variável do Atlântico Sul, leva a um ambiente favorável ao avanço de frentes frias. Agora, temos uma área de TSM “mais quente” na altura da Argentina e “mais fria” na altura da costa do Sul e Sudeste do Brasil. Esse gradiente de temperatura acaba favorecendo a frequência de frentes frias ocasionando a amplitude térmicas.
Quando acaba?
A previsão climática envolve vários fatores, tornando mais complicado determinar o fim dessa condição. Os modelos de previsão climática, até o momento não ver uma mudança nesses padrões, mas podemos contar com a sazonalidade, ou seja, com a chagada da primavera a água na costa do Brasil pode ‘’aquecer” ou ficar menos ‘’fria”, o que deve amenizar este gradiente de temperatura, diminuído a frequência de frente fria.
Essa situação deve acontecer em meados de outubro. As frentes frias ainda estarão presentes na primavera e verão, este sistema se estende no decorrer do ano todo, conduto, serão menos frequentes e suas massas de ar polares associadas, menos frias. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A