Home
Notícias
Uma nova frente fria se organiza entre o Sul do Brasil e o Paraguai nesta sexta-feira (08). É a segunda frontogênese (formação de uma frente fria) observada sobre a Região Sul em menos de uma semana. O primeiro evento ocorreu na última segunda-feira (04).
A formação da frente fria ocorre com a combinação da intensa corrente de ar quente úmido, que foi novamente direcionado do Norte para o Sul do Brasil nas últimas 48 horas, o avanço de ar frio de origem polar sobre o norte da Argentina e a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.
Antes mesmo da formação da frente fria, houve o crescimento de áreas de instabilidades sobre o sul do Rio Grande do Sul, que já provocaram chuva forte. Nesta sexta-feira (08), ocorre a organização da nova frente fria. Isso vai fazer com que as nuvens carregadas se espalhem também sobre Santa Catarina e Paraná, avançando até o Mato Grosso do Sul e na divisa de São Paulo com o Paraná.
Novamente temos a formação de muitas nuvens densas, que contribui para ocorrência de chuva forte e volumosa, acompanhada de raios, ventania e queda de granizo.
Atenção: no ao longo desta sexta-feira (08), há risco de chuva forte nos três estados da Região Sul
Na região do planalto, da serra e do noroeste deve chover na maior parte do dia. Na Grande Porto Alegre e também na região dos Vales do Caí e do Taquari, a chuva prossegue durante toda a sexta-feira (08), podendo ser de moderada a forte em algumas horas.
Há risco de chuva forte nos estado de Santa Catarina e Paraná, incluindo Florianópolis e Curitiba. A chuva mais volumosa deve cair em áreas de serras, planalto sul e centro-oeste de Santa Catarina e no sul e do centro-oeste do Paraná. No sul do Rio Grande do Sul, entre a Campanha e a região de Uruguaiana, o sol já aparece e não chove mais.
A chuva da trégua durante a tarde em Pelotas e Rio Grande, onde ontem choveu de forma significativa. Em Mato Grosso do Sul as pancadas também podem ser fortes e volumosas, principalmente nas áreas de fronteira com o Paraguai.
Durante esta sexta-feira (08), um ciclone extratropical se organiza sobre o oceano, na costa do Uruguai e da província de Buenos Aires. Este ciclone tem forte intensidade, mas não tem influência nenhuma sobre a chuva que já ocorre sobre o Rio Grande do Sul.
Como fica o tempo para o fim de semana?
As áreas de instabilidade ainda serão persistentes sobre o Sul do Brasil no Sábado (09), mesmo com o deslocamento da frente fria em direção a São Paulo. A previsão é que o estado de Santa Catarina, as áreas a oeste, norte, nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre e os Vales do Taquari e do Caí, ainda tenham muita nebulosidade e pancada de chuva frequente, que podem ser de moderada intensidade.
O centro-sul do Rio Grande do Sul já terá sol em boa parte do dia, com pequenos períodos de muita nebulosidade pela manhã. Há risco de chuva forte no sábado para o estado do Paraná. Devido ao excesso de nebulosidade, da chuva e da presença de ar frio de origem, a temperatura fica amena sobre o Sul do Brasil durante sábado. A sensação será de friozinho.
A expectativa é que o sol apareça com força nos três estados da Região Sul. A frente fria estará se afastando do litoral paulista e as áreas de instabilidades começam a perder força no Sul do Brasil. Porém, ainda há previsão de algumas pancadas de chuva no oeste, noroeste e no planalto do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina, centro, oeste e norte do Paraná. As capitais Curitiba e Florianópolis terá um domingo com períodos de sol e nebulosidade. Porto Alegre, terá um domingo com predomínio de sol, com exceção do período da manhã.
Alertas para segunda-feira (11)
Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul na segunda-feira (11). Há risco de chuva forte novamente no centro-oeste e sul gaúcho. Porto Alegre deve ter pancadas de chuva à noite. As áreas de planalto, serra e noroeste gaúcho ainda serão poupadas da chuva durante a segunda-feira (11).
Esta nova frente fria deve se afastar do Rio Grande do Sul já na terça-feira (12), mas as áreas de instabilidade que ficam sobre o estado devem provocar mais chuva, inclusive no sul gaúcho. Com informações da Climatempo.
Vídeos
Confira vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A