Notícias

Home

Notícias

Frio intenso: Brasil registra geada e temperaturas negativas no primeiro fim de semana de Abril

Publicada por Thalyta Araújo em 05/04/2025
Tags:
Compartilhe:

Uma intensa massa de ar frio de origem polar está se espalhando pelo centro-sul do Brasil, causando uma queda brusca de temperatura, especialmente nos estados da região Sul. Este ar frio também avançará sobre a região Sudeste e o Mato Grosso do Sul neste fim de semana, trazendo alívio do calor intenso.

Esta é a primeira massa de ar frio de outono a atingir o Brasil este ano. A combinação do ar frio polar com a ausência de nuvens durante a noite intensifica a queda de temperatura, principalmente nos estados do Sul. As primeiras temperaturas negativas de 2025 estão previstas para este fim de semana no Brasil, com os três estados do Sul do país esperando temperaturas abaixo de 10°C. Nas áreas mais altas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os termômetros podem marcar menos de 0°C, estabelecendo novos recordes de frio para o ano.

A imagem mostra uma geada em determinada área
Frio intenso: Brasil registra geada e temperaturas negativas no primeiro fim de semana de Abril

 

A combinação do frio intenso com a ausência de nuvens durante a noite aumenta a chance de geada nas primeiras horas da manhã de sábado, especialmente na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O mapa mostra as áreas em alerta para ocorrência de geadas
Figura 1: Risco de geada em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no primeiro fim de semana de abril - Fonte: Climatempo

No domingo, 6 de abril, espera-se um leve aumento nas temperaturas, mas ainda com risco de geada nas áreas mais altas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A partir de segunda-feira, com o afastamento da massa de ar frio polar, as temperaturas começarão a subir gradualmente. No entanto, as noites e as manhãs continuarão frias, enquanto as tardes se tornarão cada vez mais quentes. As três capitais da Região Sul podem registrar as menores temperaturas do ano até o momento.

Com informações da Climatempo. 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Logo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A

Logo Aws
Logo Top
Logo Top Hundred
Logo Fcj