Home
Notícias
O inverno começou oficialmente às 06:14h da manhã do dia 21 de junho e finaliza às 22:04h do dia 22 de setembro, ambos horário de Brasília. A estação será influenciada pelo fenômeno Lã Ninã pelo terceiro ano consecutivo. Confira abaixo a previsão para a Região Sul do Brasil:
A principal característica do fenômeno Lã Ninã no Sul é a diminuição do volume e constância de chuva.
Na Região Sul há uma certa frequência de chuva durante todo o ano, especialmente entre o sul do Paraná e o Rio Grande do Sul. Não há uma estação seca definida como o Sudeste e Centro-Oeste.
Ainda assim vão ser registrados períodos de chuva no Sul, pois não é esperado grandes estiagens. A precipitação vai ficar abaixo da média nos meses de julho, agosto e setembro em grande parte da região. Com exceção do Paraná (litoral) e Santa Catarina (leste, litoral e Vale do Itajaí) que pode registrar chuva um pouco acima do esperado em julho. E do Rio Grande do Sul (algumas poucas áreas do sudoeste do estado) que pode ter um volume maior de chuva no mês de agosto. Já em setembro, a exceção também fica para o Rio Grande do Sul, mas no extremo sul do estado que pode registrar chuva um pouco acima do esperado.
O tempo não vai ficar seco, mas a redução da chuva pode impactar a vida vegetal com o passar dos meses.
As frentes frias e massas de ar frio vão passar rapidamente na região, que é outra consequência do Lã Ninã.
Temperaturas
Em relação à temperatura, o mês de julho pode registrar temperaturas dentro do esperado para o Sul, lembrando que está região normalmente já tem temperaturas médias mais baixas nessa época.
Em agosto, é esperado maiores extremos de temperatura. A primeira quinzena do mês ainda será marcado por temperaturas mais baixas e amenas. Já na segunda, é esperado dias mais quentes, especialmente no Paraná (oeste e norte), onde o calor tende a fica mais intenso. Alguns dias também podem ter temperaturas mais elevadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Em setembro, é esperado que as temperaturas fiquem em torno da média ou um pouco acima. Os extremos de temperaturas continuam, com mais tendência ao calor, principalmente no Paraná (norte e oeste) e Rio Grande do Sul (fronteira com a Argentina). Ainda assim, o mês pode receber uma onda de frio mais intensa na primeira quinzena.
Geada
A Região Sul pode registrar geada durante todo o inverno, especialmente em julho que pode ter situações de intensidade moderada à forte em muitas áreas dos três estados.
Em agosto, ainda poderá registrar geada no Sul, principalmente na primeira quinzena do mês, mas não será tão intensa como julho.
Em setembro, a possibilidade de gear é muito baixa, porém ainda pode ocorrer em regiões mais elevadas no Rio Grande do Sul (serra e extremo sul) e em Santa Catarina (serra).
Vai nevar no Sul?
A possibilidade de neve fica apenas para julho nas áreas mais altas dos estados: Rio Grande do Sul (serra), Santa Catarina (serra) e também nas regiões mais elevadas do extremo sul do Paraná, pois há previsão que uma ou duas frentes frias de intensidade forte passem na região.
Clique aqui e assista às imagens exclusivas
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A