Notícias

Home

Notícias

INVERNO: Vai ter neve na Região Sul do Brasil? Confira a previsão do tempo

Publicada por Samira Avelar em 21/06/2022
Tags:

Como será o inverno na Região Sul do Brasil?

O inverno começou oficialmente às 06:14h da manhã do dia 21 de junho e finaliza às 22:04h do dia 22 de setembro, ambos horário de Brasília. A estação será influenciada pelo fenômeno Lã Ninã pelo terceiro ano consecutivo. Confira abaixo a previsão para a Região Sul do Brasil:

Inverno com tempo seco ou chuvoso no Sul?

A principal característica do fenômeno Lã Ninã no Sul é a diminuição do volume e constância de chuva. 

Na Região Sul há uma certa frequência de chuva durante todo o ano, especialmente entre o sul do Paraná e o Rio Grande do Sul. Não há uma estação seca definida como o Sudeste e Centro-Oeste.

Ainda assim vão ser registrados períodos de chuva no Sul, pois não é esperado grandes estiagens. A precipitação vai ficar abaixo da média nos meses de julho, agosto e setembro em grande parte da região. Com exceção do Paraná (litoral) e Santa Catarina (leste, litoral e Vale do Itajaí) que pode registrar chuva um pouco acima do esperado em julho. E do Rio Grande do Sul (algumas poucas áreas do sudoeste do estado) que pode ter um volume maior de chuva no mês de agosto. Já em setembro, a exceção também fica para o Rio Grande do Sul, mas no extremo sul do estado que pode registrar chuva um pouco acima do esperado.

O tempo não vai ficar seco, mas a redução da chuva pode impactar a vida vegetal com o passar dos meses.

Inverno com pouco ou muito frio no Sul?

As frentes frias e massas de ar frio vão passar rapidamente na região, que é outra consequência do Lã Ninã.

Temperaturas

Em relação à temperatura, o mês de julho pode registrar temperaturas dentro do esperado para o Sul, lembrando que está região normalmente já tem temperaturas médias mais baixas nessa época.

Em agosto, é esperado maiores extremos de temperatura. A primeira quinzena do mês ainda será marcado por temperaturas mais baixas e amenas. Já na segunda, é esperado dias mais quentes, especialmente no Paraná (oeste e norte), onde o calor tende a fica mais intenso. Alguns dias também podem ter temperaturas mais elevadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Em setembro, é esperado que as temperaturas fiquem em torno da média ou um pouco acima. Os extremos de temperaturas continuam, com mais tendência ao calor, principalmente no Paraná (norte e oeste) e Rio Grande do Sul (fronteira com a Argentina). Ainda assim, o mês pode receber uma onda de frio mais intensa na primeira quinzena.

Geada

A Região Sul pode registrar geada durante todo o inverno, especialmente em julho que pode ter situações de intensidade moderada à forte em muitas áreas dos três estados.

Em agosto, ainda poderá registrar geada no Sul, principalmente na primeira quinzena do mês, mas não será tão intensa como julho.

Em setembro, a possibilidade de gear é muito baixa, porém ainda pode ocorrer em regiões mais elevadas no Rio Grande do Sul (serra e extremo sul) e em Santa Catarina (serra).

Vai nevar no Sul?

A possibilidade de neve fica apenas para julho nas áreas mais altas dos estados: Rio Grande do Sul (serra), Santa Catarina (serra) e também nas regiões mais elevadas do extremo sul do Paraná, pois há previsão que uma ou duas frentes frias de intensidade forte passem na região.

Fim de tarde do dia que nevou em Gramado/RS, veja o vídeo:

Clique aqui e assista às imagens exclusivas


Últimos vídeos

Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:Formação de chuva intensa em Palmeira dos Índios/AL - 11/05/22

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A