Notícias

Home

Notícias

Massa de ar quente ganha força nos próximos dias e reforça áreas de instabilidades

Publicada por Thalyta Araújo em 13/12/2023
Tags:

 

Massa de ar quente ganha força nos próximos dias e reforça áreas de instabilidades


Uma massa de ar quente ganha força no decorrer dos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil, com destaque para as temperaturas máximas do fim de semana, que podem passar dos 40 °C, conforme mostra a imagem, inclusive no Rio Grande do Sul, que ainda não teve um calor intenso nesta primavera.



Figura 1: Mapas de temperaturas máximas previstas pelo modelo Cosmo (a) na sexta-feira (15), (b) sábado (16) e (c) domingo (17) – Fonte: INMET

A partir da sexta-feira (15), o forte calor também é esperado na área que abrange a maior do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e em áreas das regiões Norte e Nordeste, com temperaturas máximas podendo superar 40 °C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.


Este cenário irá se manter até o próximo domingo (17), com isso, o INMET emitiu, na manhã desta terça-feira (12), um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor decorrente a persistência do fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos. Confira o mapa aqui.

Figura 2: Aviso meteorológico de onda de calor, nível de severidade laranja, previsto entre quinta-feira (14) e domingo (17).

 

A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos. Para mais detalhes sobre o critério técnico para emissão de aviso de onda de calor.

Até novembro de 2023, oito ondas de calor atingiram o Brasil, com destaque para a onda de calor que atuou entre os dias 8 e 19/11 decorrente ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8 °C, ocorrido em Araçuaí/MG, no dia 19, sendo a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do INMET, superando os 44,7 °C, ocorridos em Bom Jesus/PI, em 21/11/2005.

No decorrer dos próximos dias, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade na atmosfera, é comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuva intensa, inclusive entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, condição que começa nesta quarta-feira (13), se estendendo até o fim de semana.

Dessa forma, entre a quarta e sexta-feira (15), inclusive no Rio Grande do Sul, nem todas as áreas podem ter máximas acima dos 35 °C em função da maior nebulosidade e umidade, entretanto, o tempo fica muito abafado.

No domingo (17), com a aproximação de uma frente fria, é esperado o pico do calor durante a tarde na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, que favorecerá a ocorrência de temporais em grande parte do Sul do Brasil.

Na segunda-feira (18), com o deslocamento da frente fria, aumento de umidade e a virada doas ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrem acentuado declínio, especialmente na região Sul, cessando a onda de calor, e inclusive, trazendo temperaturas amenas para esta época do ano. Com informações do INMET.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A