Home
Notícias
Nos últimos dias o calor extremo foi destaque na Região Centro-Oeste, a onda de calor da segunda quinzena de setembro trouxe temperaturas extremamente elevadas, com recordes impressionantes para muitas cidades dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de municípios do interior de Goiás. Em Cuiabá, o mês de setembro de 2023 contou com cerca de 16 dias com temperaturas iguais ou acima dos 40°C, sendo os últimos 9 consecutivos.
Pancadas características de primavera no Centro-Oeste
A onda de calor encerrou nesta última quinta-feira (28), contribuindo novamente para algumas mudanças nos padrões da atmosfera, ajudando no transporte de umidade para as Regiões Sudeste e Centro-Oeste. A passagem de uma frente fria na quarta-feira (27), conseguiu romper o bloqueio atmosférico, trazendo alívio ao calorão e a secura do ar.
Para este último sábado de setembro, todo esse ar quente e úmido favorecerá a formação de nuvens densas na maioria do Centro-Oeste. Volta a chover em todas as capitais e regiões, com exceção somente do extremo oeste de Mato Grosso do Sul. Já em Goiás (sul) e Mato Grosso (sudeste), ficam em alerta para temporais.
Mesmo com a diminuição do calor excessivo, as temperaturas ainda passam dos 30°C em muitos municípios, e até mesmo as capitais terão um final de semana com máximas acima deste valor e tempo bem abafado.
Atenção: Há previsão de pancadas de chuva forte com raios e ventos variando entre 40 a 60 km/h, podendo atingir os 70 km/h nas áreas de temporal.
No domingo (01), a chuva ainda será presente em forma de pancadas de chuva fortes sobre a região. No Mato Grosso (sul), Goiás e Mato Grosso do Sul (nordeste), as pancadas podem começar cedo, intercalando períodos de sol e melhora, com sensação de abafamento. Já na grande Brasília e nas cidades do norte de Mato Grosso, amanhece com sol e pancadas que se concentram mais a partir da tarde.
Fiquem atentos as atualizações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A
Para melhor experiência em nosso site, é importante desativar o bloqueador de anúncios do seu navegador.
Algumas funções em vídeo não funcionarão adequadamente com o bloqueador ativo.