Home
Notícias
Uma nova onda de calor deverá atuar sobre o Brasil a partir desta quinta-feira (14), elevando as temperaturas em plena reta final de primavera. A estação se despede com um período de calor intenso, onde as temperaturas voltam a ficar de 3 a 5°C mais quente que o padrão para a época em boa parte do Brasil e com características de onda de calor com mais de 5°C acima da média, em parte do país.
Vale ressaltar que o solstício de verão, sendo o início do verão no calendário, ocorre no dia 22 de dezembro, às 00h27, pelo horário de Brasília.
Como se caracteriza uma onda de calor?
A onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relatividade ampla, fica mito acima da média que seria normal para uma determinada época em torno de 5°C ou mais acima da média em uma área ampla. Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.
Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão da superfície, fazendo o ar esquentar mais.
Confira no mapa abaixo o limiar desta nova onda de calor que começa nesta quinta-feira (14) e se estende até o dia 20 de dezembro de 2023:
Nas áreas em laranja teremos temperaturas bem altas, atingindo limiar de onda de calor em alguns dias, mas não será por períodos tão prolongados quanto nas áreas em vermelho que tendem a ter mais dias consecutivos com temperaturas acima do normal.
Atenção: teremos um novo período de calor intenso, mas será uma onda de calor com uma duração menor que as anteriores dos meses de setembro e novembro. Porém, ainda sentiremos os efeitos da insolação, a população estará exposta há dias mais longos, e a umidade do ar estará um pouco mais alta, o que trará maior sensação de incômodo durante alguns períodos.
Fique atento as atualizações no decorrer da semana. Algumas cidades podem ter recordes como o mês de dezembro, nas capitais: São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A