Notícias

Home

Notícias

O que é nevoeiro e névoa úmida ou seca?

Publicada por Thalyta Araújo em 06/07/2022
Tags:

Nevoeiro ou névoa podem ser úmidos, secos ou marítimos e são fenômenos que alteram o aspecto do céu e interferem na visibilidade do horizonte, podendo ser causador de graves problemas na navegação aérea, terrestre e marítima.

Esses fenômenos podem ocorrer em qualquer lugar, a qualquer momento e época do ano. Cada um possui uma faixa de variação de umidade relativa do ar que torna possível a ocorrência da eventualidade.

Como diferenciar o nevoeiro e névoa úmida?

A grande diferença entre o nevoeiro e névoa úmida é a visibilidade horizontal. A visibilidade horizontal é a que conseguimos visualizar a olho nu, sem ser necessário a ajuda de um instrumento. Um exemplo prático é quando se usa a expressão “o aeroporto está operando no visual” quer dizer que a visibilidade está ótima e apropriada para voo.

Umidade no ar em transformação

Névoa seca

A névoa seca se forma através da mistura do ar com poluição e a umidade relativa é sempre menor do que a da névoa e do nevoeiro. A aparência dela é de um horizonte embaçado ou até sujo, em algumas situações é possível ter nevoeiro, névoa úmida e névoa seca, uma após a outra, em poucas horas.

Névoa úmida

A névoa úmida pode se intensificar e evoluir para nevoeiro, e o mesmo acontece ao contrário: o enfraquecimento do nevoeiro se transforma em uma névoa úmida.

Contudo, os três fenômenos, podem se modificar e evoluir para um ou outro. Embora pareça um pouco confuso, veja a explicação: névoa úmida em nevoeiro e/ou névoa seca; nevoeiro em névoa úmida e/ou seca; névoa seca em úmida, decorrente ao ar cheio de umidade.

Nevoeiro

O nevoeiro é a umidade que se condensa próximo ao solo. São gotículas de água pequenas que ficam em suspensão perto da superfície. Para que isso aconteça, é necessário que a umidade do ar esteja acima de 90% para ocorrer sua formação, outra condição propicia são em dias de vento fraco ou calmaria.

É preciso que se tenha uma alta umidade sempre acima de 90% com a redução de visibilidade horizontal para menos de 1.000 metros. Dependendo da sua densidade pode até trazer uma garoar. Os sistemas de alta pressão atmosféricas também podem influenciar a inversão térmica, facilitando a ocorrência do nevoeiro.

Figura 1: ilustração de nevoeiro – Fonte: Climatempo

O que é névoa úmida?

A névoa úmida é a condensação da umidade do ar com uma nuvem baixa que não provoca chuva e de modo geral não reduz de forma significativa a visibilidade da superfície, por se formar em uma altitude mais elevada que o nevoeiro. Porém, em algumas situações, quando ela é forte e intensa, próxima de se transformar um nevoeiro, pode provocar problemas em navegações aéreas e até em estradas. A umidade relativa é sempre igual ou acima de 80%.

Figura 2: Ilustração de névoa úmida – Fonte: Climatempo

O que é névoa seca?

A névoa seca é uma massa de ar misturada com partículas sólidas (poluídas), deixando o horizonte opaco ou embaçado. A umidade relativa do ar é sempre abaixo de 80%. A névoa seca é um fenômeno comum no Brasil, inclusive no outono/inverno, pois é quando a chuva fica escassa em boa parte do país. A presença de sistemas de alta pressão atmosférica, que causam a inversão térmica, facilitam a ocorrência da névoa seca. A fumaça das queimadas deixa o fenômeno ainda mais denso e trazendo incomodo.

Figura 2: Ilustração de névoa seca – Fonte: Climatempo

A névoa seca ocorre devido a um grande aquecimento sobre o continente e o avanço do ar quente sobre o mar, que geralmente está com temperaturas mais baixas que a do ar. Isso acontece por conta da camada de umidade que está sobre o mar (está sendo mais fria que o ar) que se condensa e forma a neblina. Outros fatores podem contribuir para o acontecimento deste fenômeno, como o vento fraco, que se mistura facilmente nas camadas de ar, ocorrendo esse aprisionamento. Com informações da Climatempo. 


Vídeos de nevoeiros

Confira alguns vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo sobre o assunto:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Nascer do sol envolvido em névoa em Brasília/DF

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
na imagem mostra um belo amanhecer em Pontes e Lacerda no Mato Grosso do Sul

Clique aqui e assista às imagens exclusivas




Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%

Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja centenas de câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em muitas cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A