Home
Notícias
Um cavado, caracterizado por uma forte circulação de ventos em altos níveis da atmosfera, está favorecendo a formação de nuvens carregadas e o aumento da intensidade das chuvas. O mapa de risco desta terça-feira evidencia a gravidade da situação, com faixas em roxo indicando áreas de alto risco de tempestades (temporal acompanhado de chuva volumosa). Regiões sinalizadas em vermelho também exigem atenção, pois estão sob alerta para temporais.
A população das áreas afetadas deve acompanhar de perto as atualizações da previsão do tempo e seguir as orientações das autoridades competentes para garantir a segurança diante do aumento do risco de eventos climáticos severos.
As áreas mais críticas sob o risco de temporais e chuva volumosa são Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul. O alerta abrange diversas regiões gaúchas, incluindo o Norte, a Serra, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), os Vales e o Sul Gaúcho.
No restante do Rio Grande do Sul e no Paraná, a chuva também marca presença nesta terça-feira, com intensidade variando de moderada a forte ao longo do dia.
O estado do Rio Grande do Sul deve ser o mais afetado em termos de volume de precipitação na região Sul. Confira as cidades com as maiores previsões de acumulados de chuva para esta terça-feira (08):
- Gramado-RS – 48 mm de chuva
- Caxias do Sul-RS – 48 mm de chuva
- Farroupilha-RS – 48 mm de chuva
- São Francisco de Paula-RS – 47 mm de chuva
- Canela-RS – 46 mm de chuva
- Nova Petrópolis-RS – 46 mm de chuva
- Bento Gonçalves-RS – 45 mm de chuva
- Alvorada-RS – 43 mm de chuva
- Flores da Cunha-RS – 43 mm de chuva
- Carlos Barbosa-RS – 43 mm de chuva
Observação: Estes dados representam as maiores previsões de acumulado de chuvas esperadas para esta terça-feira (08) no estado do Rio Grande do Sul. As demais regiões do estado e o Paraná também registrarão chuva, com intensidade variando de moderada a forte.
O último final de semana foi de frio intenso no Sul do Brasil, com os três estados registrando temperaturas mínimas recordes para o período. No Paraná, os destaques ficaram para Clevelândia (7,3°C), General Carneiro (7,2°C) e Novo Horizonte (7,4°C), todas as marcas observadas no dia 5 de abril.
Santa Catarina também sentiu o frio, com as menores temperaturas registradas em Lages (6,8°C em 6 de abril), Campos Novos (5,8°C), Curitibanos (5,7°C) e São Joaquim (5,1°C), estes últimos no dia 5 de abril.
No Rio Grande do Sul, o frio impressionou com registros como Alegrete (5,9°C), Vacaria (5,4°C), Dom Pedrito (4,9°C), Santana do Livramento (4,8°C), Bagé (4,5°C) e Quaraí (4,2°C), todos no dia 5 de abril.
No entanto, essa onda de frio está chegando ao fim. Com a chegada das chuvas e o avanço de áreas de instabilidade, as temperaturas devem subir gradualmente nos próximos dias na região Sul, proporcionando uma trégua do frio intenso. As tardes terão um aumento mais notável nas temperaturas, enquanto as noites ainda podem apresentar um clima mais ameno, especialmente nas áreas serranas.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A