Notícias

Home

Notícias

São Paulo já atinge o maior número de focos de fogo em 14 anos 

Publicada por Thalyta Araújo em 21/06/2024
Tags:
São Paulo já atinge o maior número de focos de fogo em 14 anos 

 

Em 20 dias, junho de 2024 já acumulou o maior número de focos para este mês desde 2010, ano recordista de focos no estado de São Paulo, com 7291 focos ao longo de todo ano. Junho de 2010 terminou com 635 focos de fogos ativos e junho de 2024 já tem 370 focos em 20 dias, mais do que o dobro de todo o junho de 2010.

Figura 1: Comparativo dos dados do ano corrente com os valores máximos, médios e mínimos, no período de 1998 até 20/Jun – Fonte: Climatempo



O monitoramento feito pelo Programa Queimadas, do Instituto de Pesquisa Espaciais, mostra que de 1 de janeiro a 20 de junho de 2024, o estado de São Paulo registrou 1137 focos.

Seca antecipada 

O inverno é tradicionalmente uma estação seco no estado de São Paulo, quando a chuva é escassa e ocorre, em geral, somente com passagens de frente frias. No entanto, este ano o período de seca começou mais cedo. O mês de maio já foi de poucas chuvas e me junho, até o dia 20/06 ainda estava sem chuva.

A falta prolongada de chuva já reflete no solo e na navegação, que estão secos ou com muito menos umidade do que deveria estar nesta época. Esta secura no solo e na vegetação facilita o alastramento de focos de fogo.

Atenção redobrada


A população do estado de São Paulo deve ficar atentos daqui para frente. O inverno de 2024 será marcado por menos chuva do que o normal e temperaturas acima da média. Os eventos de chuva serão raros.

Por isso, os cuidados precisam ser redobrados por que qualquer fagulha, uma bituca de cigarro. Podem iniciar um incêndio. Não tem previsão de chuva para São Paulo pelo menos até a segunda-feira (24). Na terça-feira (26), a passagem de uma frente fria poderá provocar chuva no litoral, no Vale do Ribeira e sul do estado. A Grande do São Paulo deve ter queda de temperatura e grande aumento de nebulosidade, mas pouca chuva.

Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A