Home
Notícias
Semana mais gelada do ano até o momento
O período entre os dias 16 a 22 de maio de 2022 será marcado por um intenso resfriamento sobre muitas áreas do Brasil. Uma nova massa de ar frio de origem polar se espalha sobre o país causando uma forte queda de temperatura no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste.
Nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas (sul), Pará (sul), Tocantins (sul) e Bahia (oeste e sul), devem sentir o ar frio, mas não tão intenso como nas demais regiões.
A tendência é que esta semana seja a mais fria do ano até o momento, em boa parte das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Já na região Sul do país, a expectativa é de frio intenso, mas que não deve ser incomum para maio.
A menor temperatura registrada no Brasil em 2022, foi de 1,6° C, no dia de 15 de abril, na cidade de Urupema e Bom Jardim da Serra, segundo o Epagari/Ciram, ambas estão localizadas na serra catarinense.
Geada no Sudeste e no Centro-Oeste
O frio será intenso no Sudeste e no Centro-Oeste, o que pode levar a ocorrência de geada em lugares que não tem o fenômeno todos os anos, como Mato Grosso do Sul, Goiás (sul), São Paulo e Minas Gerais (sul e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba), devem registrar geada no fim desta semana.
Temperaturas um pouco abaixo de 0°C podem ocorrer no sul de Minas Gerias e entre 0°C e 5°C, interior paulista, Minas Gerais (Triângulo/Alto Paranaíba), Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, além dos estados da Região Sul.
Atenção: Várias culturas ficam vulneráveis com os eventos de geada previstos para esta semana. (De uma forma geral, milho safrinha, cana-de-açúcar, laranja, café e pastagens, vão sentir o efeito da geada e das temperaturas muito baixas. O efeito deverá prejudicar de forma mais intensa os hortifrutis.)
Recordes de frio
A onda fria deverá ser a mais intensa de 2022, até o momento. Todas as capitais dos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e possivelmente do Acre e Rondônia, podem registrar novos recordes de baixas temperaturas para este ano.
Neve
Com a presença do ar frio de origem polar e a grande dose de umidade que o ciclone extratropical vai jogar para o Sul do Brasil vão possibilitar a ocorrência de neve em áreas dos três estados.
Veja também: Neve, frio intenso, ciclone, ventania e mar agitado: tempo atípico para essa semana.
Previsão de neve e geada para os próximos dias
Previsão para o dia 16 de maio de 2022
O ar frio intenso começa se espalhar nesta segunda-feira (16) sobre o Sul do Brasil e avança também sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre o Mato Grosso (oeste e sul). A queda da temperatura é muita acentuada, porém ainda não será suficiente para ocasionar a geada, na maioria destas áreas.
Os ventos de um ciclone extratropical que se organiza na costa da Região Sul manda umidade sobre o interior desta Região e muitas nuvens se formam.
O excesso de nebulosidade evita a geada, mas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai já estará livre das nuvens e pode ter geada com o frio intenso do amanhecer.
Figura 1: Previsão de geada no Brasil para 16/05/22 – Fonte: Climatempo
Previsão para o dia 17 de maio de 2022
A combinação da entrada de umidade trazida pelo ciclone extratropical na costa gaúcha e o frio intenso geram a possibilidade de nevar em áreas do Sul do Brasil, na terça-feira (17). Mas o ar seco contribuirá para geada no paraná afetando a Grande Curitiba.
Figura 2: Previsão de geada no Brasil para 17/05/22 – Fonte: Climatempo
Previsão para o dia 18 de maio de 2022
O ar seco e frio de origem polar terá uma atuação mais intensa entre São Paulo, Mina Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul causando baixa temperatura e geada. Já as condições de muita umidade e frio ainda serão persistentes em parte do Sul do país e pode nevar.
Figura 3: Previsão de geada no Brasil para 18/05/22 – Fonte: Climatempo
Previsão do tempo para o dia 19 de maio de 2022
O ciclone se afasta, e a umidade tende a diminuir no interior da Região Sul do Brasil, o ar seco e frio ainda será persistente nos estados do Sudeste e Centro-Oeste dando condições para mais geada.
Figura 2: Previsão de geada no Brasil para 19/05/22 – Fonte: Climatempo
Fique atento as atualizações nos próximos dias. Com informações da Climatempo.
Último vídeo
Confira o último vídeo registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique aqui e assista às imagens exclusivas
Ciclones no Brasil
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil? Confira a notícia que o Clima ao Vivo produziu sobre o assunto!
Confira as notícias:
Outono 2022 no Brasil
Onda de frio pode trazer neve em maio?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
AO VIVO:
Veja mais de 230 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A