Notícias

Home

Notícias

Os próximos dias ainda serão com influência da ZCAS e chuva volumosa

Publicada por Thalyta Araújo em 06/01/2022
Tags:

A semana finaliza com influência da ZCAS e chuva volumosa

A ZCAS voltou a se configurar sobre o país nesta primeira semana do ano de 2022. A instabilidade ainda é persistente na atmosfera entre quinta-feira (06) e até segunda-feira (10), a previsão indica volumes bastante elevados, com potencial para transtornos.

E será responsável por provocar bastante chuva entre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Assim o sistema tende a se configurar na posição média normal conforme a imagem abaixo:




                                                                     Imagem: Zona de Convergênica do Altântico Sul - Fonte: Climatempo 


Sudeste

A previsão é de tempo carregado nos próximos dias, com chuva frequente por vários dias. Na capital mineira, Vale do Rio Doce, Espírito Santo (centro-sul e Vitória) e Rio de Janeiro (norte), os índices de volumes de chuva será extremo e pode ultrapassar os 300 mm em alguns pontos seguindo até a próxima segunda-feira (10).

A tendência é para ocorrência de chuva volumosa e com transtornos. A Zona de Convergência do Atlântico Sul não irá influenciar essas regiões, no entanto, com o avanço da frente fria, o vento ficará parado contra a costa, contribuindo para chuva frequente entre o Paraná (litoral), São Paulo e Rio de Janeiro (região da Costa Verde).

Na Grande São Paulo e Rio de Janeiro segue com alerta para temporais até o fim da semana, e pode provocar problemas nos próximos dias.

Centro-Oeste

As condições são de tempo instável para os próximos dias. Goiás deve receber volumes elevados, ao centro-norte, inclusive na região do Distrito Federal. No Mato Grosso (norte e leste), a chuva também tende a ser volumosa, ficando entre 100 a 200 mm, no período de atuação da ZCAS.

Norte

Para o Norte do país, a previsão é de chuva no Pará (centro-sul), Amazonas (sul e leste) e Tocantins (sul), com chuva pontuais que podem alcançar os 200 mm.

A Zona de Convergência Intertropical, também favorece a ocorrência de chuva na costa norte da região. No Pará (norte) e o Amapá deve registrar volumes expressivos nos próximos dias.



                                                                          Imagem: Chuva acumulada - Fonte: Climatempo 

Alerta: é importante redobrar a atenção quanto aos níveis de rios e córregos nas regiões citadas, assim como as áreas de risco de enchentes, alagamentos e inundações.

E decorrente a chuva frequente desde o final  2021, levou ao solo encharcado em muitas áreas, que contribui para ocorrência de novos problemas.  

Com informações do Climatempo

Último vídeo

Veja abaixo o último vídeo que a câmera do Clima ao Vivo registrou:


Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Na imagem mostra a formação de chuva sobre Cuiabá nesta tarde de quarta-feira

Confira as notícias:

Temporais para o litoral paulista
Alertas meteorológicos para quinta-feira (06). Confira a notícia

Alasca registra temperatura mais alta da história para o mês de dezembro

AO VIVO:

Veja mais de 230 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 170 cidades


 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A